(texto retirado do livro: "Ao Professor, com carinho"; de Rubem Alves)
1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver
momentos de tempo não programado pelos adultos.
2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincar
com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras.
3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de
sentir os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza.
4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar
sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações
para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos.
5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem o direito de
pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar, modelar o barro,
amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo.
6. Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de
comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar
puro.
7. Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na
rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada
por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem.
8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito
de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e
árvores nas quais subir.
9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de
escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas.
10. Direito à poesia: Toda criança tem o direito de ver o
sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua.”
Então, Rubem Alves pede licença e acrescenta um 11º direito: Todo adulto tem o direito de ser criança.

Adoro Rubem Alves!! Vocês estão de parabéns meninas adorei a enquete! Já respondi!
ResponderExcluirGratidão, Anna.
Excluir